• facebook
  • instagram

Resumo CIA: 4a base do autoconhecimento

10 Jul 2019

A quarta base do autoconhecimento é a confiança no maior. 

 

Está profundamente ligada à base anterior: contato com a essência. 

 

Esse conceito de confiança não se refere às coisas "darem certo" no mundo, segundo nossos desejos ou pontos de vista. É a confiança que se volta para nosso despertar ou iluminação. No íntimo, sabemos que tudo que acontece no caminho faz parte da estrada que nos leva à liberdade interior. 

 

Neste sentido, a confiança no maior envolve um profundo sentimento de aceitação da vida como ela é. 

Há uma especie de inteligência maior, cuidando para que os acontecimentos externos nos propiciem as experiências necessárias pro nosso despertar.  

 

Ao lado, a canção, interpretada por Vanessa da Mata, chamada A força que nunca seca, que conta sobre a senhora que carrega a lata na cabeça (cena muito comum no nordeste brasileiro). O verso "a força nunca seca para agua que é tão pouca" pode ser compreendida como a confiança do espírito frente a limitação da matéria. 

 

Aceitar a vida como ela é não significa ser passivo. Seguimos fazendo o que acreditamos que possa transformar nossa existência para melhor, buscando realizar nossos desejos e sonhos. No entanto, também passamos a interagir com uma inteligência invisível, que tem visão mais ampla sobre um plano de longo prazo, cujo desfecho é a nossa iluminação. Essa voz calma que nos sussurra e nos apoia em qualquer circunstância. Com sabedoria suficiente para preservar a lucidez em meio às delicias e intempéries deste mundo. 

 

*** esse resumo faz parte do conteúdo do curso de introdução ao autoconhecimento. 

Please reload

Voltar para a página inicial

Resumo CIA: tópicos do módulo 1

14.7.2019

Resumo CIA: 8a base do autoconhecimento

14.7.2019

Resumo CIA: 7a base do autoconhecimento

13.7.2019

1/17
Please reload