As 6 etapas do autoconhecimento

Um dos nossos grandes propósitos é acompanhar o autodesenvolvimento de pessoas, contribuindo nas suas jornadas em direção à verdade interior.

Acreditamos que quando você olha com intimidade e leveza para os seus aspectos interiores (sejam eles positivos ou negativos), pode reconhecer suas próprias portas de acesso à plenitude.

Por isso nos dedicamos a criar referências nesse caminho de autoconhecimento e queremos compartilhar com você alguns desses passos: as 6 etapas do autoconhecimento*.

São elas*:

1. Reconhecer o potencial

O seu potencial não vem de sua personalidade. Vem do contato com a essência. Ela é livre, eterna, infinita, plena e sem forma. Não é refém de absolutamente nada. Práticas como meditar, rezar, contemplar a natureza podem ajudar você a sentir seu potencial ilimitado, que vai além do seu ego.

2. Aprimorar a sensibilidade

Embora sua essência seja livre, neste mundo você tem um corpo e um jeito de ser. O seu ego é um veículo necessário neste momento, como um barco para atravessar o rio. A sensibilidade fornece os meios de integrar sua essência aos afazeres deste mundo. Ao aprimorá-la, você se torna cada vez mais capaz de expressar seu potencial.

3. Acessar a sabedoria

A sabedoria é a sua capacidade inata de traduzir a essência em gestos. Ela é a ponte entre o coração e a prática. Enquanto a sensibilidade é o instrumento, a sabedoria é arte de saber usá-lo, multiplicando as dádivas.

4. Praticar no mundo

O autoconhecimento serve para que você se conheça e se liberte, não para fugir do mundo. É o dia-a-dia que irá lhe apresentar lições e descobertas. Ele sempre evidencia se você de fato está mudando: você cria novas respostas ou continua reagindo da mesma forma a situações cotidianas que se repetem?

5. Transformar-se

O mundo externo acompanha sua transformação interior. Sua autotransformação, portanto, é o seu foco. Mudando sua mente, você cria novas possibilidades. Essa é a maestria de transformar cada instante em dádiva.

6. Ser pleno

Há uma boa estrada para você redescobrir como ser pleno é fácil e simples. Esse sentimento transcende as polaridades do universo em que vivemos. A plenitude não vem da realização de seus sonhos, mas do contato com a essência. Ela não está condicionada ao que acontece ou deixa de acontecer. Ela é um estado de presença.

* Parte do conteúdo programático do Curso de Introdução ao Autoconhecimento, módulo 2.

foto: Luma Torres (@lumactorres)

Voltar para a página inicial

  • facebook
  • instagram