• facebook
  • instagram

Clareza sobre o essencial | Benefício 2

2 May 2017

O segundo benefício do caminho do autoconhecimento é você ter clareza sobre o essencial.

 

 

 

 

 

A nossa mente costuma estar sempre distraída. Alguns mestres dizem que a nossa mente é como um macaco que vive pulando de galho em galho.

 

 

 

 

Além dessa qualidade da nossa mente, a sociedade contemporânea traz uma super oferta de estímulos através da mídia, através das novelas, da televisão, do cinema. Isso fortalece uma série de ideais que a gente acaba tentando buscar.

 

Às vezes a gente demora muito tempo para amadurecer e perceber que o lugar desses ideais é na arte, o lugar desses ideais é na ficção. Nesse sentido, eles são espécie de ilusão. Uma ilusão até que faz com que a gente descanse um pouco da sobriedade das coisas.

 

Mas esses ideais não correspondem a vida real, a vida vivida, essa vida que a gente toca, essa vida que a gente sente, a nossa própria vida. Esse benefício então vai nos lembrar cada vez mais, com cada vez maior clareza, quais são as nossas necessidades reais e não as necessidades criadas, inventadas pela mídia ou por qualquer outro agente externo.

 

A gente vai descobrir que as nossas necessidades reais são muito mais simples, muito mais fáceis de serem executadas. É como se o céu fosse perto, ele tivesse ao alcance das nossas mãos. Basta que a gente tenha essa clareza.

 

E como é que a gente tem essa clareza? A gente precisa aprimorar nossa sensibilidade para acessar a nossa sabedoria e aí sim conseguir ouvir o nosso coração. Ele é muito rápido, muito simplório na sua expressão de nos comunicar o que a gente realmente precisa.

 

A gente pode pegar, por exemplo, uma viagem. Uma viagem pode ser feita com uma motivação de uma necessidade real. Aquilo é quase um chamado: a sua alma está pedindo por uma jornada que vai te apresentar lições, aprendizados, experiências, descobertas.

 

Mas essa mesma viagem pode surgir simplesmente de um impulso, um capricho, ou uma dificuldade que você está tendo no momento de encarar a realidade do jeito que ela é. Ao invés de você se afirmar na sua vida, você por uma covardia momentânea, por uma dificuldade momentânea, você decide fugir.

 

São duas motivações completamente distintas. Esse benefício então vai distinguindo, vai ajudando você a distinguir o que é uma necessidade real, que vem da sua alma, e o que é uma vontade de extravasar, que vem do seu ego quando você já vem se atropelando há muito tempo.

 

Please reload

Voltar para a página inicial

Resumo CIA: tópicos do módulo 1

14.7.2019

Resumo CIA: 8a base do autoconhecimento

14.7.2019

Resumo CIA: 7a base do autoconhecimento

13.7.2019

1/17
Please reload