• facebook
  • instagram

O Herói que todo mundo é

10 Sep 2016

 

 

 

Quando uma criança nasce, ela tem certeza de que o destino lhe guarda uma aventura especial. Lembra o filme Matrix? O personagem Neo diante do oráculo? No íntimo, a criança sabe que é a escolhida. Um grande amigo nos confidenciou sorrindo: eu sei que sou o herói do universo. Sou eu, euzinho. Na minha história, eu sou o escolhido! Mais ninguém!
As crianças têm razão. Toda pessoa tem um chamado mágico. Essa é a jornada do herói. O estudioso de mitologia Joseph Campbell descreve os vários estágios desse caminho de iniciação.


Acontece que, em algum momento da vida, somos confrontados com a desesperança. É uma espécie de dark side of the moon. Crescer significa também lidar com as coisas concretas. Precisamos nos tornar objetivos e astutos. E esse estágio também é necessário e belo.


No entanto, corre-se grande risco de um adulto se tornar cético. Esse é o momento em que Anakin Skywalker, ante a impotência de controlar a morte, se transforma no famoso Darth Vader. Aquele menininho assustado com medo de perder a mãe e a namorada precisava de mais contos de fadas para assimilar que a morte é apenas um véu. Não há motivos para ceder ao lado negro da força.


Dá pra ver os grandes anciãos, como Yoda, Mestre Splinter, Senhor Miyagi, Gandalf ou Dumbledore dando bons conselhos sem distinção. Você pode ser um herói cuidando do filho, lavando a louça ou simplesmente ouvindo a dor de alguém com o coração aberto. Você pode ir para rua, trabalhar forte, defender ideais pacifistas. O caminho de cada um guarda uma história única. Os grandes mestres sabem que todas as missões são essenciais. Porque a união dessas aventuras individuais deságua na própria realização do universo.


Por isso, frases como "a vida é dura assim mesmo, você precisa se acostumar" são perigosas. Elas querem calar o coração do herói, relegando-o ao lugar de mais um no meio da multidão. Os antagonistas do filme irão questionar o nosso propósito maior, tentando nos convencer de que somos comuns e descartáveis. Cabe a nós manter a força de espírito. Então, o mundo treme. O herói diz: eu não acredito em você. Eu sei quem eu sou. E redescobre o tamanho da própria força, da fé e do amor que tem pela humanidade.

 

 

 

Herói | grupo de iniciação ao masculino para homens e mulheres

Com Lula de Oliveira

 

Início: 19/set

10 encontros | Segundas-feiras das 19h30 às 21h

2 Imersões na natureza em conjunto com o grupo Perséfone: 01/out e 05/nov

 

Palestra aberta: 13/set às 19h30

Caminho Simples -  Rua Neto de Mendonça, 97, sala 26, Jaqueira.

 

Inscrições e informações: (81) 99689.5597 / luizmbdo@gmail.com

 

 

Conheça também: A virgem que traz a morte nos olhos

 

 

foto do cartaz: Flora Negri (@floravnegri)

 

 

Please reload

Voltar para a página inicial

Resumo CIA: tópicos do módulo 1

14.7.2019

Resumo CIA: 8a base do autoconhecimento

14.7.2019

Resumo CIA: 7a base do autoconhecimento

13.7.2019

1/17
Please reload